sábado, 27 de fevereiro de 2016

Arroz integral [panela de pressão elétrica]

Há receitas que nunca decidi experimentar porque o tempo que demoravam era imenso. Outras que fazia, mas raramente. O arroz integral é um dos exemplos. Gosto bastante do sabor, é mais saudável, mas demora uma eternidade a ficar cozido (45min/50min). Quando o cozinhava, aproveitava para fazer logo para várias porções, de forma a rentabilizar o tempo e o gás. Mas como ainda por cima o Z. não é o maior fã e só come de vez em quando, nem podia fazer tanto assim, pois, sendo praticamente só eu a comê-lo, corria o risco de se estragar.

Estava a pensar então investir numa panela de pressão, superando finalmente o meu medo de que aquilo explodisse, quando me aconselharam a panela de pressão elétrica. Hoje em dia já há no mercado opções que custam praticamente o mesmo que as panelas de pressão tradicionais por isso estava já decidida a comprá-la, quando a minha querida mãe decidiu oferecer-me a Master Cooker Red como prenda de anos atrasada (estás perdoada!). A panela é carinhosamente tratada por Carmen cá em casa, uma vez que fala fluentemente portunhol. 

Acontece que eu e a Carmen ainda nos estamos a conhecer e as coisas nem sempre têm corrido bem. Ainda andamos a acertar com os tempos, os programas e a quantidade de água, mas aos poucos vamo-nos entendendo. Já descobrimos como fazer o arroz integral em metade do tempo.

Ingredientes:

2 copos de medida de arroz integral
1 copo e meio de água
sal q.b. 

Preparação:

Lavar o arroz e demolhar em água abundante (costumo deixar de um dia para o outro ou colocá-lo em água de manhã e cozinhá-lo à noite). Escorrer a água e colocar o arroz na panela. Juntar a água (limpa) e o sal.
Selecionar o programa "Cocer" (pode mudar de nome, dependendo das marcas/modelos) e programar 25 minutos, não esquecendo de rodar a válvula para a posição correta. 






Sem comentários:

Enviar um comentário