sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Compota de maçã

Ao cozinhar tenho muitas dificuldades em calcular quantidades. Acabo por, através de tentativa erro, encontrar alguma medida que me ajude, por exemplo, a não fazer arroz para um batalhão quando quero fazer só duas porções.

Quando preparei as maçãs para desidratar na receita deste post (e como sempre me acontece) sobraram maçãs, já cortadas e a precisarem de ser transformadas em alguma coisa. Decidi então fazer a compota de maçã. Vá lá que desta vez foram só duas maçãs, daí a quantidade de compota final ser só uma tacinha. Se for para comer assim, como sobremesa para uma pessoa, ou para adicionar duas ou três colheres a uma receita de bolachas (hão de aparecer algumas por aqui em breve) é perfeito. Para rechear uma tarte de maçã, por exemplo, teria de fazer um pouco mais. Nesse caso, é só aumentar a quantidade de ingredientes (mas sem exageros!).

Compota de maçã

Ingredientes:

2 maçãs (estas já tinham canela em pó; podem omitir se quiserem)
4 c.s. de água
1 c.s. de açúcar amarelo

Preparação:

Cortar as maçãs em pedaços pequenos (quanto mais pequenos, menos demoram a cozer) e colocá-las num tachinho com a água e o açúcar. Colocar a tampa e deixar cozer em lume médio/baixo durante cerca de 10min, mexendo de vez em quando. 



No final, triturar (com um garfo ou com a varinha mágica) até obter a textura desejada.

Sem comentários:

Enviar um comentário