terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Sopa de miso

Perceber que era intolerante à lactose não foi nada fácil. “O que é que faço agora que não posso comer o meu rico queijinho e chocolate?!”. Descobri depois que existem muitas alternativas e que não era tão dramático afinal, mas é verdade que tive de deixar de lado muitas das coisas que estava habituada e gostava muito de comer. No entanto, foi a partir desse momento que comecei a visitar lojas onde anteriormente não ia e que fiquei atenta a outro tipo de ingredientes que até então desconhecia. Na minha busca por pepitas de chocolate sem lactose (cheguei a encontrar no Celeiro mas estão esgotadas já há algum tempo…) dei de caras com um frasquinho de miso. Já me tinha cruzado com várias receitas com este ingrediente e tinha curiosidade em experimentar. Optei por fazer uma sopa, muito rápida e fácil. Foi uma boa surpresa, uma sopa reconfortante que nos deixa satisfeitos e que traz sabores de outras paragens. A repetir, sem dúvida, com inúmeras possibilidades de utilizar outros ingredientes.


Sopa de miso

Ingredientes (para 1 pessoa):

Um “novelo" de  noodles  de arroz (o pacote de 330g traz 6, por isso devem ser 55g)
1 ½ chávena de água (mais água para cozer os noodles)
1 c.s. de pasta de miso
4 cogumelos brancos, cortados em fatias
1 c.s. de coentros picados (não tinha frescos, usei secos)
Uma pitada de piripiri moído
Sal q.b.
Sementes de sésamo q.b.





Preparação:

Coza os noodles segundo as instruções da embalagem (neste caso, foram apenas 3 minutos). Escorra a água da cozedura, passe os noodles por água fria, e reserve.
Ferva 1 ½  chávena de água. Retire uma porção dessa água para uma tigela e dissolva o miso. Junte esta mistura à restante água fervida. Junte os cogumelos cortados em fatias, tempere com sal a gosto (talvez tenha posto pouco miso, mas achei insonso só com a pasta), com o piripiri, com os coentros secos e deixe cozinhar mais alguns minutos em lume médio, até os cogumelos ficarem cozidos.
Coloque os noodles numa tijela e despeje o caldo de miso com os cogumelos. Guarneça com coentros e sementes de sésamo.



Só faltavam os pauzinhos!

Sem comentários:

Enviar um comentário