segunda-feira, 7 de março de 2016

Arroz branco - infalível

Um dos meus grandes dramas na cozinha era fazer arroz branco que ficasse cozido sem ficar colado à parede se eventualmente decidisse lançá-lo (não, nunca o fiz, mesmo à beira de um ataque de nervos). É um acompanhamento de que gosto muito e que fica bem com quase tudo, por isso tinha mesmo de aprender a fazê-lo.

A chegada da bimby ajudou nesta tarefa, mas quando as refeições passaram a ser para dois tive de encontrar uma forma alternativa. É que o arroz que para mim era al-dente, o Z. batizou de "alpista"... andava a testar aumentar o tempo de cozedura da receita que seguia para a bimby para que ficasse do agrado dos dois quando a minha sogra (quem disse que não há sogras fofinhas?) me revelou a sua receita de arroz branco infalível. Foi uma sincera prova de amor, não só para o filho que voltou a poder comer o seu arroz preferido, mas para mim também, ao confiar-me uma das suas receitas e truques que normalmente estão guardados a sete chaves. Não sei ao certo qual seria a reação dela se descobrisse que ando a partilhar isto com toda a internet, mas vamos acreditar que ficaria contente por saber que ajudei a salvar outras donas/donos de casa desesperadas/os.

Arroz branco
(para 2 pessoas)

Ingredientes:

1/2 chávena de arroz agulha
2 chávenas de água
1 c.s. de sal.

Preparação:

Colocar todos os ingredientes num tacho e levar ao lume. Quando começar a ferver, deixar cozinhar em lume baixo durante 10/12 min. Escorrer o arroz e passá-lo rapidamente por água fria (esta etapa vai retirar grande parte do sal, por isso o sal que se põe no início tem de ser sempre a mais).

Depois é só aquecerem no micro-ondas e soltarem com um garfo.

Se quiserem (e puderem) podem juntar um pouco de manteiga antes de aquecerem e ficam com um simples arroz de manteiga.






Sem comentários:

Enviar um comentário