domingo, 3 de abril de 2016

Manteiga de amendoim

Adoro manteiga de amendoim e procuro sempre comprar aquela que só tem amendoim e sal (a maioria tem açúcar, gorduras hidrogenadas e outras coisas completamente dispensáveis).

O problema é que são caras... Comprava esta no Celeiro, mas descobri que posso fazê-la em casa por, pelo menos, metade do preço. 


É verdade que também dá o dobro do trabalho, mas fazendo em etapas não custa assim tanto. Enquanto tenho um frasquinho com a manteiga de amendoim a uso, tenho outro que vou enchendo com amendoins conforme vou descascando (gosto de fazê-lo aos poucos, enquanto vejo TV por exemplo). 


Quando a manteiga acaba, já tenho normalmente o outro frasco cheio à espera de ser transformado assim:

Manteiga de amendoim

Ingredientes (para meio frasco ):

150g de amendoins descascados
1 pitada de sal marinho

Preparação:

Colocar os ingredientes num processador de alimentos e triturar até ficar com a textura de manteiga (contem com alguns minutos até isto acontecer!).

Eu fiz na bimby, picando vel7/20seg. 
Depois baixei o que ficou nas paredes e programei vel 3/1min. 
Aumentei para a vel 4 e deixei por mais 5min.




3 comentários:

  1. Vim retribuir a visita e, enquanto fã nº 1 de manteiga de amendoim, acho que só podia comentar este post :D
    Eu tentei fazer manteiga de amendoim uma vez com a varinha mágica e foi horrível. Agora tenho um processador bom, por isso tenho feito outras manteigas (de avelã, por exemplo), mas nunca repeti a de amendoim! Em parte, confesso, devido ao trabalho que dá. Costumo encomendar online e custa pouco mais de 4 euros / kg, sendo saudável (só com amendoim) não dá grande vontade de estar a fazer caseira :P Mas qualquer dia, seguindo este incentivo, experimento novamente :D

    ResponderEliminar
  2. Isso é realmente um ótimo preço! Vou investigar :) Ainda assim, mesmo com o trabalho que dá, acho que vou continuar a fazer em casa de vez em quando. Apesar de parecer tolice dá-me um prazer imenso ver aquilo a transformar-se em manteiga =X E tem também a vantagem de como dá trabalho não fico tão tentada a desaparecer com ela à colherada em três tempos! :P a última descoberta foi comê-la com maçã granny smith. Parece esquisito, mas fica uma combinação deliciosa! Obrigada pela visita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada esquisito, faço essa combinação muitas vezes! Há imensas coisas que combinam bem com manteiga de amendoim, é impressionante :P O meu top 3 é banana, doce e granny smith. Às vezes recebo olhares de estranheza, mas vale totalmente a pena :P
      Gostei da parte de achares agradável assistir à transição dos amendoins para manteiga, haha :D

      Eliminar