domingo, 7 de agosto de 2016

Desafio 21 dias sem açúcar- dia #21

Terminei o desafio!!! :))

Foi perfeito? Não. Comi um ou outro alimento que não estava na lista dos permitidos e exagerei claramente na quantidade de fruta. Mas para mim, pessoalmente, foi um sucesso.

Isto porque nunca pensei que conseguisse chegar tão longe... 

Tenho-me sentido mais bem disposta, muito menos inchada e, sobretudo, sem impulsos incontroláveis para comer açúcar. 

Sabem aquelas pessoas que não conseguem acordar, pensar, fazer nada sem tomar o seu café? Isso acontece-me (acontecia?) com o açúcar. Parecia que sem ele simplesmente eu não funcionava, não fazia nada de forma eficaz. Uma dose de açúcar, fazia o que tinha a fazer, e depois um cansaço brutal. Para fazer mais alguma coisa precisava de mais açúcar. Era esta a minha rotina. Mas depois destes dias tive a certeza de que o açúcar não é, afinal, essencial.

Claro que o facto de ter uns dias de férias ajuda a que esteja bem disposta e descansada, mas este "detox" teve um grande papel nisso, pois já tive férias noutras alturas em que só me apetecia dormir o dia todo e acordar para comer alguma coisa doce.

Também achei muito interessante, sem contar calorias nem passar fome, ter perdido 2kg em 21 dias. É verdade que cortei muitos alimentos calóricos com o detox, mas subsitui por outros igualmente calóricos ou até mais. Basta ver a quantidade de hidratos de carbono (de cereais integrais), de fruta e de manteiga de frutos secos que comi todos os dias para se perceber o que quero dizer... Isto faz-me acreditar que, realmente, não são só as calorias que ingerimos que contam, mas os alimentos de onde elas vêm!

Então e agora? Bem, agora estou a pensar sinceramente em continuar assim no meu dia-a-dia. Não me vou privar de comer uma sobremesa decadente, mas vou provavelmente guardá-la para o fim-de-semana em família e vou abster-me de repetir a dose. Também vou tentar reduzir um pouco o consumo de fruta e trocá-la por legumes (cenoura em palitos, tomate cherry, etc) em alguns snacks.

Vou essencialmente tentar ouvir o meu corpo e respeitá-lo mais do que tenho feito nos últimos anos...

Fica, então, o último registo detalhado do que comi:

Pequeno-almoço - Leite (de arroz e soja) com cacau em pó e torrada com creme de soja para barrar.



Almoço - Salada de alface e espinafres baby com hummus de grão e tomate seco, croutons e cajus.



Lanche - Pêssego e, umas horas depois, bolachas de arroz com manteiga de amendoim.





Jantar - Feijão branco com molho de tomate, arroz integral (mais escuro porque juntei um pouco de pasta de miso na água de cozedura), feijão verde redondo cozido.


Sem comentários:

Enviar um comentário